Blog

terça-feira, 15 de julho de 2014

Propostas para o futebol brasileiro


O Portal PGM apresenta uma série de propostas para o futebol brasileiro, principalmente para nossa seleção. Buscamos levantar possibilidades, inclusive com a sugestão de alguns nomes.

Vamos começar com uma série de ações, que julgamos ser fundamentais para o sucesso do projeto, visando a Copa do Mundo da Rússia 2018, como também para as demais competições:

  • Criação da unidade de negócio FUTEBOL - SELEÇÕES BRASILEIRAS;
  • Montar um estrutura de profissionais, com organograma, manual de descrição de cargos e funções, definição clara e objetiva do que faz cada um. Mais à frente, detalharemos esta proposta;
  • Mapear 230 atletas entre 13 e 31 anos, espalhados pelo país e pelo exterior. Em 2018, estes terão entre 17 e 35 anos. Se conseguirmos aproveitar 10% desta relação, atingiremos nosso objetivo com os 23 convocados;
  • Formar seleções desde os oito anos de idade, com as seguintes categorias: sub-09, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20, sub-23 e adulto. Todos os treinadores trabalhando integrados, funcionando da seguinte maneira:
    • Adulto - Profissional A (técnico), profissional B (assistente técnico) e profissional C (auxiliar técnico);
    • Sub-23 - Profissional B (técnico), profissional C (assistente técnico) e profissional D (auxiliar técnico);
    • Sub-20 - Profissional C (técnico), profissional D (assistente técnico) e profissional E (auxiliar técnico).
    • E assim sucessivamente até a seleção sub-09.
  • Criação de um departamento de conhecimento, com estatísticos e analistas de desempenho, que serão responsáveis pelo mapeamento e acompanhamento tanto dos 230 atletas, como também, dos demais que comporão as diversas seleções. Este departamento servirá como uma importante ferramente, aliada a todas as áreas;
  • Criação de um departamento de saúde, abrangendo as seguintes áreas: medicina, fisiologia, preparação física, fisioterapia, nutrição, psicologia, odontologia, massoterapia, dentre outras.


Sobre a estrutura sugerida, nossa proposta tem a seguinte organização:

DIRETOR DE FUTEBOL - SELEÇÕES BRASILEIRAS - de preferência um ex-atleta da seleção brasileira com vivência internacional. Responsável por planejar, organizar, comandar, controlar e coordenar todo o trabalho. Nomes sugeridos: Falcão, Leonardo, Júnior, Alemão, Raí, por exemplo.

GERENTE DE PLANEJAMENTO E GESTÃO - responsável pelas áreas financeira, de recursos humanos, jurídica e de tecnologia da informação. Nome sugerido: Rodrigo Caetano.

GERENTE DE RELACIONAMENTO E MARKETING - responsável pela comunicação e pelo marketing da seleção.

GERENTE DE OPERAÇÕES E RELACIONAMENTO - responsável pelo corpo técnico e de operações da seleção, como a área de logística de viagens, por exemplo. Nomes sugeridos: Falcão, Leonardo, Júnior, Alemão, Raí, por exemplo.

GERENTE DE PROJETOS E NOVOS NEGÓCIOS - responsável por todos os eventos (jogos, torneios) e pelas áreas de conhecimento (estatística, análises de desempenho) e de saúde.

COORDENADORES - financeiro, recursos humanos, jurídico, tecnologia da informação, comunicação, marketing, operações, futebol profissional, futebol de base, eventos, conhecimento e saúde.

Todos os treinadores serão subordinados aos coordenadores técnicos (do profissional e da base). Nomes como Pep Guardiola, Cuca, Carlos Bianchi, Marcelo Bielsa, Tite, dentre outros são considerados dentro do perfil que sugerimos.

Já avançamos bastante no quesito calendário: Brasileiro com pontos corridos, Copa do Brasil, competições sul-americanas. Acreditamos ainda, que 17 ou 19 datas para os estaduais são bastante. Campeonatos em formato eliminatório, com no máximo dez datas, acreditamos ser o formato ideal.

Enfim, estas são algumas ideias para o nosso futebol.


Adm. José Carlos Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário