Blog

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Poucos e bons


Sempre fui defensor da teoria que uma equipe de trabalho deve ser constituída por uma centena de profissionais, com delegação de tarefas e com diversos departamentos.

Com o passar dos anos, pude perceber que esta não é a fórmula de sucesso. E nos dias de hoje, comparo o ambiente profissional com uma selva, cheio de leões famintos em busca da sua presa.

Poucas amizades resistem ao convívio no ambiente profissional, pois em algum momento, você disputará com um "amigo", um cargo, uma promoção. Na maioria das vezes, estas situações colocam em xeque a amizade e acabam com relacionamentos de alguns anos. A amizade pode até existir, mas deve funcionar fora do ambiente profissional. Dentro do trabalho, você tem que saber separar minuciosamente para que nenhum lado saia perdendo, nem o profissional, nem o pessoal.


Cada vez mais, você deve ser cercar de poucos e bons. Pessoas capacitadas e nas quais você pode confiar. O modo PGM de administrar orienta-nos que uma estrutura não pode ter mais do que quatro departamentos, diretorias ou vice-presidências, com no máximo onze divisões ou gerências.

Quanto mais gente junta, mais gente para decidir, você encontrará também, mas gente para palpitar, "cornetar" ou tentar "puxar o seu tapete".

É claro, que nestes poucos e bons, você pode encontrar um traíra, um mau-caráter, mas pelo menos este número diminui dentro de um universo.

Fofocas, picuinhas, disse-me-disse e leviandades, com absoluta certeza, são criadas nas cabeças e proferidas nas bocas dos incompetentes, incapazes e fracos. Pessoas sem conteúdo, não tem o que dizer, por isso criam tanta besteira.

Outra atitude muito comum nos incompetentes é buscar para si os louros de uma conquista. Bater no peito dizendo: "eu consegui". Os bons profissionais pensam no colegiado, e trabalham para o sucesso da equipe.

Existe quase que um poder de atração, entre os bons com os bons e os ruins com os ruins. E como bem disse o Romário: "quem é ruim se arrebenta sozinho".

Se você quer tem conteúdo, busca lapidar seus conhecimentos, aqui é o ambiente próprio para isto. Somos todos pedras brutas em busca da lapidação, para sermos transformados em diamantes preciosos.

Somos poucos, mas somos bons.


Adm. José Carlos Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário