Blog

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Não justifique sua incompetência no sucesso do outro


Se você é uma pessoa incompetente não inveje o sucesso do outro. Ao invés de invejar, criticar ou até mesmo querer que o outro não brilhe, porque não espelhar-se nele e buscar trilhar o mesmo caminho?

Muitas das vezes ficamos resmungando pelos cantos o que o outro faz ou deixa de fazer. Ao pensar e falar muito do outro, você está atestando um sinal de incompetência sua. Uma das armas muito utilizada é tentar denegrir a imagem da pessoa bem sucedida ou até mesmo, jogá-la contra as outras do mesmo ambiente.

Infelizmente isto vem de casa. Dos ensinamentos que são passados pelos nossos pais para nós. Como pais, temos que reconhecer aonde nossos filhos estão errando. Quais os limites de cada um. As competências e as capacidades para esta ou aquela área. Não adianta ficarmos passando a mão nas cabeças de nossos filhos, ou até mesmo incentivá-los para determinadas situações que eles não tenham competência para tal. Às vezes, orientamos nossas crianças a bajularem ou aproximarem-se de determinadas pessoas, visando benefícios. Mas como diz o velho ditado: "quem não tem competência, não se estabelece."

A vida é muito dura. Ela ensina. Para tanto, nossos filhos tem que estar preparados para isso, principalmente porque tornarão-se cidadãos e indivíduos melhores.

Reconheça quando alguma pessoa é melhor do que você. Busque conselhos. Tente aproveitar o melhor que ela tem e ajude-a, indicando os defeitos que porventura sejam apresentados.

Portanto, não justifique sua incompetência no sucesso do outro.


Adm. José Carlos Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário