Com certeza, a montagem da sua equipe de trabalho é uma das tarefas mais árduas, senão for a maior.
Encontrar as pessoas certas para os lugares certos, que sejam leais e honestas aos propósitos apresentados, requer tempo, estudo e muita visão. Lógico que uma pitada de sexto sentido sempre ajuda.
Na questão competência e capacidade, não tem muito o que inventar. Analise o candidato observando sua formação, sua experiência e o que ele buscou para capacitar-se para determinada vaga.
No quesito lealdade, se possível, busque informações com pessoas com as quem o suposto candidato trabalhou. Como ele comporta-se nos momentos de crise? Quais os caminhos ele procura? É daquele que faz de tudo para ficar no cargo ou não foge dos preceitos de lealdade e confiança ao seu superior.
Um funcionário leal supera toda e qualquer adversidade ou até mesmo deficiência que porventura apresente. Aquele que vai de acordo com a maré é para ser descartado. Não existe meio-termo ou você posiciona-se ou não toma partido. O "leva-e-traz" só traz na verdade é intriga, fofoca e confusão para a empresa.
Uma equipe unida e integrada é fundamental para o sucesso da empresa ou de qualquer instituição. Todos tem que convergir para um mesmo ponto.
O líder tem que saber identificar e montar a sua equipe, sendo responsável pelos resultados, sejam positivos ou negativos. Tem um treinador de futebol que costuma dizer: "eu ganho, eles perdem". Aí está um erro imperdoável para um líder e relação à sua equipe, ao seu time.
Finalizo com duas frases que expressam o trabalho em equipe:
“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” (Michael Jordan)
"Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos devem se unir, para sua reconstrução." (Salvador Faria)
Adm. José Carlos Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário